A Igreja Metodista em Valinhos

“Se teu coração é como meu, dá-me tua mão.” – John Wesley

Imagine um país totalmente desigual, onde homens, mulheres e crianças trabalhavam até 16 horas por dia, por um salário que mal dava para se sustentar. Pessoas morrendo de fome, Chagas, e frio.
Por outro lado, nobres viviam esbanjando a riqueza conseguida a custas do povo, um lugar onde a única pessoa que tinha direitos era o Rei.

Foi nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando os irmãos e professores John e Carlos Wesley, lideraram um grupo de alunos da universidade de Oxford passando a se reunir para o cultivo da piedade cristã, através da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, e visitando aos menos afortunados.
John Wesley iniciou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial Anglicana. Esse grupo, conhecido inicialmente como “Clube Santo”, marcou sua identidade pelo método: dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia e oração, entre suas outras atividades, Por causa dessa organização, esse grupo foi “apelidado” de Metodistas, quer dizer, aqueles que têm método.

“O evangelho de Cristo não conhece religião, que não seja religião social; Não conhece santidade, que não seja santidade social.”. (John Wesley)

O envolvimento do metodismo com as questões relevantes da sociedade é uma marca que o acompanha desde seu início. A luta por salários dignos para os operários, o fornecimento de ensino básico para as crianças pobres, entre outros, distinguiram os metodistas quando ocorreu a assim chamada Revolução Industrial, na Inglaterra.

Várias famílias que se instalaram nas 13 Colônias da América do Norte, levaram os valores do metodismo para a terra que veio a ser os Estados Unidos da América. Quando estes conquistaram a sua independência política, acharam por bem se desvincular também da chefia religiosa exercida pelo monarca britânico. Assim foi criada a Igreja Metodista Episcopal, em 1784. Na Inglaterra, somente após a morte de John Wesley, o metodismo se constituiu como denominação independente em relação à Igreja Anglicana.

Os primeiros metodistas que vieram ao Brasil foram os missionários norte americanos Fountain Pitts, em 1835, e Justin Spaulding, em 1836. No entanto, essa primeira tentativa de estabelecimento em terras brasileiras não foi coroada de sucesso. Apenas a partir de 1867, novos missionários foram enviados, marcando uma nova época e a certeza de que o metodismo veio para ficar. Escolas passaram a ser criadas. Primeiramente em Piracicaba – SP, depois em Juiz de Fora – MG, Rio de Janeiro – RJ, e em várias cidades do Rio Grande do Sul, pelo Brasil a fora, enfim. A compreensão daqueles homens e mulheres era que, pela via da educação, o metodismo estaria contribuindo para a formação das elites brasileiras. Estas, por sua vez, estenderiam aquela influência a outras parcelas da sociedade.

Daquele tempo pra cá o Movimento (hoje Igreja) Metodista cresceu ao redor do mundo, levando o evangelho e o amor de Cristo a muitas pessoas.

A Igreja Metodista em Valinhos teve seu início, como Ponto Missionário da Igreja Metodista na Vila Joaquim Inácio em 1993, a primeira reunião ocorreu dia 06 de janeiro na residência da irmã Cecília A. Silva (bairro Country Club). Participam deste culto 25 adultos e 4 crianças, o dirigente e pregador é o Pr. Edinei Berteli Reolon, nomeado pelo bispo João Alves para este fim.

Em 1998, o Concílio Local da Igreja Metodista em Vila Joaquim Inácio decide solicitar a transformação da então Congregação Metodista em Valinhos, em igreja autônoma, tal pedido é apresentado ao plenário do XXXIII Concílio Regional, quando.então é aprovada a transformação em Igreja Local, sendo o Culto de Ação de Graças efetuado no dia 21 de março de 1998. Nesta ocasião os pastores da Igreja Metodista em Vila Joaquim Inácio, Rev. Levi Pereira Fernandes e Revda. Mary Agostinho

Nossos Pastores

Pr. ##### ###### ######

Pastor Titular

(##) #####-#####


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi condimentum erat ut tortor porttitor aliquam. Nam vitae quam elit. Cras at faucibus urna. Aenean maximus est velit, et tincidunt sem pretium in.

Pr. ##### ###### ######

Pastor Titular

(##) #####-#####


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi condimentum erat ut tortor porttitor aliquam. Nam vitae quam elit. Cras at faucibus urna. Aenean maximus est velit, et tincidunt sem pretium in.